A Smart TV Sony X955G XBR-75X955G é um lançamento da Sony no início de 2021 e é um modelo com sistema Android TV e Chromecast integrado. A Sony é uma das marcas de eletrônicos mais conhecidas e dentre os seus produtos está a smart TV Sony X955G, item que falaremos hoje por aqui.

A Sony 75X955G é uma TV 4K impressionante com excelente qualidade de imagem. Não apenas melhorando a qualidade da imagem e do som, o produto também adicionou muitos novos recursos.

Se você está a procura de uma smart TV Sony 4K e está um pouco perdido com tantas opções que o mercado oferece, fique tranquilo! Você veio ao lugar certo!

Confira nossa revisão!

Review Smart TV Sony X955G 4K LED 75X955G

REVIEW Smart Tv Sony X955G 4K LED 75’’ HDR XBR-75X955G

As televisões 4K são o grande sonho de consumo para quem procura a melhor qualidade de imagem, som de cinema, alta tecnologia, com o melhor custo benefício de uma smart tv. Dê uma olhada na análise da amostra 75X955G da Sony por especialistas da Cupomato e tome decisões de compra inteligentes.

Ficha técnica da Smart TV Sony X955G XBR-75X955G 4K UHD 75’’:

Informações técnicas:
Marca:Sony
Modelo:XBR-75X955G
Linha:X955G
Smart TV:Sim
Sistema Operacional:Android
Aplicativos Instalados:Netflix
Youtube
Tipo de Tela:LED
Tamanho da Tela:75
Resolução de Imagem:4K
Conexões Sem Fio:Wi-Fi integrado
Espelhamento de Tela
Bluetooth
Entradas Especiais:HDMI
USB
Quantidade de Entradas HDMI:4 HDMI
Altura com base:103.6
Altura sem base:96.1
Largura:167.4
Profundidade com base:37.6
Profundidade sem base:7.3

TV Sony X955G XBR-75X955G: Design

Smart TV Sony X955G

O design do modelo X955G 75X955G é bem caprichado. A Sony não inventou nada mirabolante: foi pelo caminho seguro e usou materiais de boa qualidade, colocando pés de metal, bordas finas que lembram aço escovado e uma traseira de plástico fosco com uma faixa com acabamento brilhante para estampar a marca Bravia.

As TVs têm dois pés em vez de um suporte central, então requerem uma mesa maior para acomodá-las. Entretanto, o suporte tem pouca oscilação e traz mais firmeza às TVs. 

Em termos de tamanho, a TV mede 167,4 cm de largura, 103,6 cm de altura e 37,6 cm de profundidade. Portanto, você deve prestar atenção ao espaço da TV para que seja fácil de transportar e adequado ao tamanho do produto.

A parte traseira da TV é quase toda de plástico. Possui portas de conector para baixo e laterais. A porta de conector descendente pode ser difícil de alcançar se você montar a TV na parede. A parte de trás dos pés pode ser usada para gerenciamento dos cabos.

Conexões

smart tv sony x955g xbr 75x955g

Smart TV Sony X955G xbr 75x955g

As conexões estão concentradas do lado esquerdo e são bem localizadas. A Sony X955G apresenta boa conectividade. Oferece um total de 3 entradas USB (uma delas do tipo 3.0) e 4 entradas HDMI, sendo todas elas em ângulo de 90° para facilitar a conexão (embora algumas delas estejam dispostas somente por trás do painel, dificultando um pouco o acesso).

A conexão à Internet pode ser feita por cabo de rede ou por Wi-Fi, e o Chromecast integrado permite fácil operação utilizando smartphones com Android ou iPhone (iOS). Os cabos podem ser fixados nas canaletas escondidas na base.

O controle remoto segue um padrão antigo, com mais botões, mas é bonito e intuitivo. Uma vez conectado por Bluetooth, você pode dar comandos de voz para o Google Assistente por meio do microfone integrado, controlar a mídia com botões dedicados de reprodução e abrir rapidamente os aplicativos do Google Play e da Netflix.

Imagem

Smart TV Sony X955G xbr 75x955g

O modelo Smart TV Sony 4k X955G 75X955G tinha uma qualidade de imagem excelen, de tecnologia LED, utiliza painel LCD do tipo VA (alinhamento vertical). O painel do tipo VA tem como característica báscia gerar um contraste muito mais alto quando comparado a modelos com painel IPS. 

Uma tela LCD não consegue atingir o preto perfeito de uma OLED, mas a 75X955G chega bem perto disso. A Sony implantou uma tecnologia de local dimming completo (FALD) que funciona bem, escurecendo certas regiões da imagem sem prejudicar o brilho do quadro inteiro.

A tela entrega imagens de alta qualidade, graças ao processador de imagem X1 Ultimate, o mais poderoso da Sony, e a tecnologia Triluminos, que promete melhorar a reprodução de vermelhos, verdes e azuis.

Para compensar a pouca taxa de contraste, a TV conta com um recurso próprio da Sony chamado Dynamic Contrast Enhancer, um aprimorador que otimiza o contraste automaticamente de acordo com o ambiente onde o usuário está. O resultado é interessante, produzindo cores mais definidas e aumento do brilho acima do nível máximo.

A Sony X955G fornece suporte aos padrões básicos de exibição de conteúdo HDR. Além disso, embora ela não conte com o HDR10+, ela oferece suporte ao Dolby Vision, mais amplamente utilizado.

A Sony X955G possui um modo de calibragem especialmente para Netflix. A intenção é preservar a qualidade de imagem, assim como o “diretor gostaria que você visse” a série ou filme. O ponto negativo é que esta calibragem só serve para Netflix, ou seja, não será aplicado no Globoplay ou Amazon Prime.

Desempenho

Smart TV Sony X955G XBR-75X955G by Cupomato

Com capacidade de processamento incomparável, o Processador de imagem X1™ Ultimate detecta centenas de objetos diferentes na tela e aprimora o brilho, os detalhes e as cores de maneira inteligente, para que tudo que você assiste seja nítido, brilhante e incrivelmente realista.

O painel da Sony X955G 75X955G é extremamente rápido, levando pouco menos de 10ms para uma transição completa de cena. Estes valores só perdem para os modelos com tecnologia OLED, como os já citados LG B9 / LG C9.

O Processador X1 Ultimate é chip gráfico que utiliza algoritmos avançados para eliminar ruídos na imagem, melhorar os detalhes e gerar imagens mais definidas, nítidas e realistas para as mais diversas fontes de conteúdo, fazendo o upscalling de qualquer conteúdo para a resolução 4K.

Software e funções de smart TV

Smart TV Sony X955G xbr 75x955g

Smart TV Sony X955G XBR-75x955g

A Sony X955G vem com sistema Android TV, que é uma ótima plataforma para acesso a aplicativos, com comandos bastante intuitivos. A interface é bem organizada e fácil de usar, assim como a suavidade nas transições é muito perceptiva. 

Há uma grande variedade de aplicativos da Google Play Store integrados, e quase todos os aplicativos de streaming mais comuns estão pré-instalados no dispositivo, tem Amazon Prime Video, HBO Go , Globoplay , Telecine, Spotify. As facilidades de conexão ocorrem por conta do Chromecast integrado – é fácil espelhar conteúdos de aplicativos como YouTube e Netflix, mesmo se o usuário possuir um iPhone (iOS).

Outras novidades incluem o suporte para Google Assistente, através de comandos de voz, e Alexa, a assistente virtual da Amazon. Para os usuários da Apple, a Sony integrou o HomeKit e o AirPlay 2, que facilitará a interação com outros dispositivos inteligentes conectados pela TV.

O Chromecast integrado permite transmitir seus vídeos, jogos e aplicativos favoritos de seu dispositivo móvel para a tela da TV com qualidade total.

Outra novidade muito importante é o Hands-Free, que permite interagir com o dispositivo sem um controle remoto, como usar apenas comandos de voz para desligar a TV ou mudar de canal.

Áudio

O inovador sistema Acoustic Multi-Audio que traz uma montagem diferenciada dos alto falantes, oferece uma nova experiência de som muito mais imersiva e compatível com o padrão Dolby ATMOS. A adição de mais colunas de som ajudam a simular o som vindo do centro da tela, sincronizando com precisão as imagens e o som.

O som da smart TV Sony 4K 75X955G impressiona, se comparado a outros alto-falantes de televisão. A presença de graves não chega perto de um sistema com home theater, mas é acima da média, e o volume máximo deve dar conta de ambientes muito grandes ou com ruídos constantes, como ar-condicionado ou ventilador.

As TVs possuem um par de tweeters adicionais na parte superior da TV, que devem ajudar no posicionamento do som. Entretanto, para um som melhor, recomendamos um sistema de alto-falante ou barra de som dedicada.

Vantagens e Desvantagens da Smart Tv Sony X955G 4K 75’’ HDR AndroidTV XBR-75X955G

Smart TV Sony X955G xbr 75x955g

As smart TV Sony 4K são aparelhos de televisão confeccionados com as mais recentes tecnologias e graças a isso conseguem garantir uma excelente qualidade de imagem e som, permitindo uma experiência diferenciada ao seu usuário.

A combinação da excelente luminosidade de tela com a boa gama de cores garante desempenho muito bom de exibição de conteúdos HDR, onde essas características se tornam bastante importantes.

Os televisores com tecnologia Full Array LED ajudam a levar a sua experiência de visualização mais além, proporcionando um contraste magnífico com tons escuros ricos, cores vivas e brilhantes. Diferente de uma tela comum, as TVs Full Array possuem uma grande quantidade de LEDs controlados individualmente e de maneira precisa, conseguindo assim minimizar os indesejáveis vazamentos de luz.

Por fim, o áudio. Particularmente gostei da qualidade de som da Sony X955G 75X955G. A qualidade de som deste produto certamente irá satisfazer os usuários mais exigentes.

Mas para poder aproveitar todos os seus recursos é necessário investir em uma internet com boa velocidade. Um outro pequeno ponto negativo é que as entradas HDMI são do tipo 2.0, e não 2.1. 

VantagensDesvantagens
  • Oferece ótima qualidade de imagem e som
  • Bom nível de contraste
  • Retroiluminação full-array, com função de local dimming
  • Bom desempenho em exibição de conteúdo HDR, graças à ótima luminosidade da tela (acima de 1000 nits)
  • Boa gama de cores
  • Boa uniformidade do painel (sem artefatos indesejáveis ou “manchas” na tela)
  • Rápida velocidade de transição de pixels
  • Frequência nativa do painel de 120 Hz, porém sem FreeSync (ou similar)
  • Sistema Android TV com Chromecast integrado
  • Bom ângulo de visão
  • Conta com proteção contra poeira, variações de tensão, umidade e raios
  • Precisa de internet com boa velocidade para funcionar de forma eficiente

Conclusão

Apesar do preço alto para uma TV sem a tecnologia OLED, a smart Tv Sony X955G XBR-75X955G entrega imagens fiéis e chega a impressionar no contraste. A gama de cores também é muito boa. Seu painel apresenta boa uniformidade e possui transições de tela bastante rápidas.

De fato, a escolha de uma smart TV Sony 4K é bastante pessoal, pois depende de quanto cada um está disposto a investir na aquisição do modelo e também, para qual objetivo: filmes, jogos, assistir futebol, etc.

E não há nada mais frustrante do que comprar uma TV que simplesmente não suporta aquele seu app favorito.